2013-12-06

'Colega de trabalho solicitou um empréstimo e não sei o que fazer' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/12/2013, sobre o que fazer quando um colega de trabalho pedir dinheiro emprestado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colega de trabalho solicitou um empréstimo e não sei o que fazer'

dinheiro emprestado

Uma ouvinte escreve: "Uma colega de trabalho me solicitou um empréstimo. Pedi a ela um tempo para checar minhas contas e meus compromissos e não sei o que fazer."

Comecemos então pelo básico. Pode-se emprestar dinheiro para um amigo que esteja passando por necessidade. Já um colega de trabalho pode até vir a se tornar um amigo, mas isso é muito mais raro do que parece. E somente se descobrirá se realmente se tornou, depois que cada um seguir o seu próprio caminho profissional. Se cinco anos depois de estarem em empresas diferentes os dois continuarem a se encontrar e a se comunicar com frequência, a amizade de fato se consolidou.

Mas enquanto os dois estiverem trabalhando juntos, o colega de trabalho que pede dinheiro emprestado, por mais que pareça um futuro amigo, precisa ser visto como alguém que está recebendo um favor especial. E, portanto, precisará cumprir com o compromisso de pagar no dia certo.

E se houver dúvidas quanto a isso, como por exemplo, se o colega for um notório gastador que vive com o cheque especial estourado, o empréstimo deve ser negado, com um simples "Sinto muito, mas não tenho condições no momento". E se o empréstimo for feito, será preciso ter alguma garantia formal, como uma promissória.

Eu já vi casos, e não foram poucos, de colegas de trabalho que ficaram indignados por terem sido lembrados por quem lhe fez um empréstimo, de que o dia acertado para o pagamento havia vencido há uma semana. Por isso, com raríssimas exceções, vale a regra de que não emprestar é a melhor opção, por ser a que causará menos problemas.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin