2013-12-02

'Estou pensando em colocar que tenho curso superior no currículo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/12/2013, com uma ouvinte que está pensando em colocar uma mentira no currículo dizendo que tem curso superior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou pensando em colocar que tenho curso superior no currículo'

mentira no currículo

"Não tenho curso superior", uma ouvinte escreve. "Acho que esse é o meu problema. Não sou chamada para entrevistas e cada vez mais acredito que seja pela falta desse bendito curso superior. Comecei três e não conclui nenhum. Estou pensando em escrever em meu currículo que tenho curso superior completo apenas para ser chamada para uma entrevista e poder explicar a minha situação, além de poder demonstrar, em uma conversa cara a cara, que tenho condições de executar bem o trabalho. Como um selecionador veria essa minha atitude?"

Vamos lá. Imagine que você conheceu uma pessoa interessante em uma troca de mensagens em uma rede social. Conversa vai, conversa vem, você ficou interessada na criatura, principalmente depois de saber que o dito cujo passou três anos morando e trabalhando na Inglaterra. Vocês então decidem se encontrar. De cara, a pessoa lhe confessa que nunca esteve na Inglaterra e lhe pede desculpas por ter mentido.

O que você faria? Se você tiver pavio curto, provavelmente se levantará e irá embora. Se for compreensiva, levará a conversa adiante, mas ao chegar em casa, pensará que se a pessoa mentiu nisso, poderá mentir também em outras coisas. E se você for extremamente compreensiva, aceitará a explicação e marcará um novo encontro.

Assim como há três decisões que você pode tomar pessoalmente, o selecionador também terá, profissionalmente, as mesmas três opções. Você pode até arriscar, mas já sabendo que será muito difícil encontrar um selecionador extremamente compreensivo. Um que possa perdoar uma candidata que iniciou o contato com a empresa inserindo uma informação falsa no currículo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: