2013-12-16

'Vida corporativa é uma selva?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/12/2013, com uma jovem ouvinte que pergunta se o mundo corporativo é uma selva, e uma dica para descobrir quem é confiável ou não num novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vida corporativa é uma selva?'

selva corporativa perigo

Uma ouvinte escreve: "Tenho 20 anos e vou começar em meu primeiro emprego. Muita gente me fala que a vida corporativa é uma selva. E se for mesmo, eu temo não conseguir lidar bem com isso. O que posso fazer para nem ser passada facilmente para trás e nem cair numa paranoia de ficar desconfiando de tudo e de todos?"

Boa pergunta. De fato, esse povo que lhe deixou com o pé atrás tem um pouco de razão. Existem pessoas fingidas e mal intencionadas no mercado de trabalho. Essa é a má notícia. A boa notícia é que essa gente não é a maioria. Chega, quando muito, a 20%. E isso quando a empresa for um antro de fofoqueiros e carreiristas.

Você pode confiar em 9 de cada 10 colegas de trabalho. A dúvida é: em qual você não pode confiar? A maneira mais eficaz de descobrir é fazendo perguntas sobre coisas cuja resposta você já sabe. E reagir às respostas, quaisquer que sejam elas, com uma simpática expressão de surpresa e de agradecimento. Os colegas falsos ou não amistosos lhe darão respostas erradas ou incompletas. Já os sinceros dedicarão tempo a lhe responder corretamente.

Depois de fazer cinco perguntas a cada colega, num espaço de um mês, isso para não dar a impressão de que você não sabe fazer outra coisa senão perguntar, aí você já terá uma razoável referência em relação ao caráter e à atitude de cada um dos seus colegas.

Portanto, esqueça a paranoia e parta para a estratégia. Vale acrescentar que tudo isso serve tanto para o primeiro emprego como para qualquer outro posteriormente. Descobrir rapidamente quem é confiável já é meio caminho andado para não levar um tombo na carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: