2014-10-13

'Consegui o e-mail do diretor da empresa na qual eu gostaria de trabalhar, mas não sei como iniciar o contato' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/10/2014, com uma ouvinte que conseguiu o e-mail de um diretor de uma empresa e quer saber como iniciar um contato com ele para tentar um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Consegui o e-mail do diretor da empresa na qual eu gostaria de trabalhar, mas não sei como iniciar o contato'

networking

Uma ouvinte escreve: "Atenta a seu conselho de que um bom networking facilita tudo no mercado de trabalho, consegui, através de um amigo, o e-mail do diretor de uma empresa na qual eu gostaria muito de trabalhar. Minha dúvida é: como devo iniciar esse contato?"

Você não deve. Uma regrinha do bom networking é a de que você não se apresente, mas seja apresentada. Eu imagino que seu amigo deva conhecer o diretor em questão. Se ele não conhece, o contato não irá funcionar. Apenas fornecer a você o e-mail do diretor, seria mais ou menos a mesma coisa que você conseguir esse e-mail através de uma pesquisa na internet. Ao escrever, você seria uma desconhecida tentando um contato. E isso muito raramente traz algum resultado prático.

Mas vamos pensar na melhor hipótese, a de que o seu amigo conheça esse diretor por ter trabalhado com ele. Nesse caso, o contato se inicia com um e-mail do seu amigo para o diretor, apresentando você como uma pessoa que poderia ser útil para a empresa e perguntando se seria possível o diretor indicar alguém que possa recebê-la para uma entrevista. Se a resposta for positiva, aí sim você escreveria agradecendo a oportunidade, colocando-se à disposição e já anexando o seu currículo na mensagem.

Em resumo, em casos como o seu, em que você ainda não conhece o profissional a quem irá pedir ajuda e nem ele a você, é indispensável a ação do intermediário que irá facilitar o contato.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin