2014-10-08

MBA em escola renomada pode me ajudar a conseguir um emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/10/2014, sobre MBA e como ela impacta na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

MBA em escola renomada pode me ajudar a conseguir um emprego?

mba

Uma ouvinte escreve: "Eu me formei em um curso tecnológico em uma faculdade bem pouco conhecida e não consegui até agora encontrar nenhuma vaga em minha área de formação. Gostaria de saber se cursar um MBA em uma escola renomada mudaria a minha empregabilidade aos olhos do mercado?"

Bom, eu tenho uma opinião quanto aos cursos de MBA. Para serem bem aproveitados, eles devem ser cursados quando a pessoa já possua uma razoável experiência prática que possa ser compartilhada com os colegas de classe.

Mas sei que, na maioria dos casos, não é isso que vem acontecendo. E o seu caso específico é o que já está se tornando regra. Ou seja, engatar um MBA a uma graduação com a intenção de melhorar o currículo em curto prazo. O problema é que o currículo acaba ficando desbalanceado, com mais peso na formação e pouco, ou nenhum, na experiência.

Por isso, as mesmas empresas que não contrataram você apenas com o diploma de graduação, provavelmente não a contratariam com o acréscimo do MBA, porque essas empresas deram preferência a candidatos que já tivessem alguma experiência na função. Isso não significa que você não deva cursar o MBA. Mas apenas que o efeito dele não será imediato.

O que eu lhe recomendaria, e sei que você não irá gostar, é fazer um curso técnico em vez de um MBA. Há um vácuo muito grande de técnicos no mercado de trabalho. Quem opta pelo curso técnico encontra emprego mais facilmente e com salários bem razoáveis. E a faculdade viria depois, numa sequência natural.

Mas existe atualmente uma pressa de se graduar pulando etapas. E às vezes, ela acaba sendo mais prejudicial do que benéfica, como no seu caso.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin