2014-10-16

'Estou pensando em me estabelecer por conta própria, mas continuo protelando o projeto' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/10/2014, com uma ouvinte que pensa em se estabelecer por conta própria, mas fica adiando esse projeto.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou pensando em me estabelecer por conta própria, mas continuo protelando o projeto'

postergando o trabalho

Uma ouvinte escreve: "Tenho um emprego que me garante uma renda suficiente para viver sem grandes preocupações financeiras, mas me formei em algo totalmente diferente do que faço. Já faz algum tempo que venho pensando em me estabelecer por conta própria, mas não consigo me decidir. Já perdi a conta da quantidade de noites em que fui dormir me prometendo que no dia seguinte tomaria uma decisão definitiva, mas continuo protelando o instante de partir para a ação. Sinceramente, não sei se estou sendo realista em não arriscar, ou se estou iludindo a mim mesma ao pensar que o risco compensaria."

Vamos lá. Empreendedores surgem por dois motivos: vocação ou necessidade. A diferença é que aqueles que têm vocação não desanimam caso a primeira tentativa não dê certo e continuam insistindo. Já quem se arrisca por uma necessidade momentânea, como por exemplo um período de desemprego ou uma desilusão com a carreira, se arrependem se o negócio próprio não rende o que era esperado e aí retornam ao mercado de trabalho.

O seu caso certamente não é o da empreendedora convicta. Se fosse, você já teria agido há tempos. Mas também não é o da necessidade imediata, já que você tem um bom emprego e não aparenta estar insatisfeita com ele ou com a empresa. O que está lhe impedindo de arriscar é o fato de que você não consegue enxergar nenhuma vantagem em correr esse risco. Se for realmente isso, eu lhe sugiro que você pare de se atormentar e se concentre em seu trabalho.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: