2014-10-10

Como um entrevistador vê um candidato que pretende regredir na carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/10/2014, com um ouvinte que era vendedor, foi promovido a gerente, mas não gostou do novo trabalho e agora quer procurar outro emprego como vendedor.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como um entrevistador vê um candidato que pretende regredir na carreira?

carreira vendedor

Um ouvinte escreve: "Sou gerente de vendas há onze meses. Não que eu esteja me saindo mal em minha função gerencial, mas não gosto dela tanto quanto gostava de ser vendedor. Como gerente, gasto meu tempo escrevendo relatórios, analisando planilhas, projetando metas e agindo como psicólogo para vendedores com problemas pessoais. Por tudo isso, não faço mais o que eu mais apreciava fazer, que era negociar, vender e encontrar novos clientes. Além disso, tenho salário fixo e quando era vendedor, ganhava comissão, o que me permitia conseguir rendimentos bem parecidos com o meu salário de gerente. Nesta empresa, sei que a minha intenção de voltar a ser vendedor não pegaria bem, por isso estou pensando em mudar para outra empresa. Pergunto como um recrutador veria um profissional que, no fundo, quer regredir na carreira?"

Bom, eu creio que você terá uma agradável surpresa quando começar a enviar currículos. Muitas empresas irão responder e convidá-lo para entrevistas, porque empresas gostam de vendedores que queiram ser vendedores por muito tempo.

O que eu lhe sugiro é montar um currículo normal, com a sua atual função gerencial. Mas escrever, logo no alto dele: "Função pretendida: vendedor". E na linha debaixo, esta observação: "Sou um bom gerente, mas sou um vendedor muito melhor e não pretendo pleitear cargos gerenciais caso seja contratado."

Em dezenove palavras, você terá dito tudo o que um recrutador precisa saber para se interessar. E permita-me acrescentar, ainda, que bons gerentes às vezes ficam desempregados. Mas bons vendedores, não.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin