2014-10-30

É verdade que setor de logística paga menos para um técnico do que na produção? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/10/2014, sobre o mercado de trabalho para o setor de logística.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

É verdade que setor de logística paga menos para um técnico do que na produção?

logística

"Sou trainee em uma empresa do setor logístico", um ouvinte escreve. "Estou gostando da oportunidade e vejo chances de crescimento. Mas descobri, através de pesquisas, que o setor de logística paga menos para um técnico do que o setor de produção, por exemplo. Isso seria apenas uma fase passageira ou é a realidade permanente do mercado?"

Boa pergunta. Os salários médios pagos pelo mercado para qualquer cargo ou função, levam em conta dois fatores. O primeiro é o grau de dificuldade do trabalho em si. E o segundo é a facilidade ou dificuldade para encontrar profissionais adequados.

Se as pesquisas mostram que há uma diferença salarial para menos no setor logístico em comparação a outros setores produtivos, e eu concordo que há mesmo, isso significa que o número de candidatos que se apresentam em um processo seletivo permite que a empresa selecione os melhores sem precisar oferecer salários elevados.

Mas o que as pesquisas mostram não é, necessariamente, que um engenheiro ou técnico em logística esteja sendo mal pago. Elas mostram que está sendo bem mais difícil encontrar bons engenheiros ou técnicos de produção. E por isso, é preciso oferecer salários mais elevados para consegui-los.

O resumo de tudo isso é que na hora de escolher o curso superior que irá fazer, um jovem deve consultar essas pesquisas salariais, para entender em que setor o investimento que irá fazer no curso poderá ter um retorno mais compensador.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: