2014-10-22

Trabalhar no período noturno faz ou não mal a saúde? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/10/2014, sobre trabalhar à noite.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Trabalhar no período noturno faz ou não mal a saúde?

trabalhar à noite

Uma ouvinte escreve: "Recebi uma proposta de trabalho interessante em termos salariais, mas seria para o turno da noite. Já ouvi e li que trabalhar somente à noite prejudica a saúde. Mas conversei com pessoas que trabalham à noite há vários anos e a maioria delas me disse que não trocaria a noite pelo dia, porque além do adicional noturno de 20%, o expediente no turno da noite oferece mais tranquilidade em todos os sentidos. E agora? Em quem eu devo acreditar?"

Sem dúvida, nos médicos. Eles são praticamente unânimes em afirmar que trabalhar somente à noite por um longo período de tempo causa danos irreparáveis à saúde. E eu não tenho credenciais que me permitam duvidar do que médicos e psicólogos afirmam.

Por outro lado, eu trabalhei em empresas que precisavam operar no terceiro turno. E me deparei com muitos funcionários que preferiam trabalhar à noite. Quando oferecíamos a eles a transferência para o turno do dia, eles agradeciam e recusavam. Alguns já levavam essa vida noctívaga há anos, sem demonstrar qualquer sinal evidente de cansaço, irritação ou problemas alimentares.

Já os médicos das empresas em que trabalhei, confirmavam que o trabalho noturno contrariava o regime normal do metabolismo humano. Mas também afirmavam que algumas pessoas conseguiam se adaptar mais facilmente do que outras.

Se o salário for tão importante assim para você, faça o teste e depois decida. E saiba que você não estará sozinha. No Brasil, perto de dez milhões de pessoas trabalham à noite.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: