2014-10-07

Qual a melhor data e hora para demitir alguém? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/10/2014, sobre como demitir alguém e se existe uma melhor hora e dia para isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Qual a melhor data e hora para demitir alguém?

demissão

Escreve um ouvinte: "Sou gestor de uma empresa e eventualmente temos que dispensar funcionários. Essa é uma medida que não agrada a ninguém, nem a quem dispensa e muito menos a quem é dispensado. Mas acaba sendo uma necessidade, que eu tento conduzir do modo mais profissional possível. Sempre ouvi dizer que a hora mais apropriada para comunicar uma dispensa é a do encerramento do expediente. Já a nossa gerente de recursos humanos defende que a comunicação seja feita no primeiro momento do dia. Também não concordamos, eu e ela, quanto ao dia da semana em que a notícia iria causar menos transtornos e traumas. Pergunto se existe alguma orientação por parte de psicólogos e consultores quanto a isso?"

Bom, esse é um daqueles casos em que existem argumentos para defender qualquer hipótese. Uma corrente prega que a dispensa deve ocorrer de manhã entre a terça e a quinta-feira. Outra, que ela deve ocorrer no último momento da sexta-feira.

Mais do que o momento da comunicação, porém, o que fará a diferença é o grau de preparação. Os motivos precisam ser claramente explicados. E quem dispensa precisa saber como se comportar diante da reação do dispensado, que pode variar desde o choro até a uma tentativa de agressão.

Também seria conveniente que a demissão não apanhasse o demitido de surpresa. E que ele tivesse sido antecipadamente prevenido, avisado e orientado para que pudesse evitar a demissão.

De resto, pessoas reagem de maneiras diferentes a notícias ruins. E não me parece que a fixação de um dia e um horário irá fazê-las começar a reagir de modo igual.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin