2015-01-22

Aprenda a ser Chefe: As cinco maneiras de chatear o seu chefe - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com cinco coisas que você pode fazer para irritar profundamente o seu chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: As cinco maneiras de chatear o seu chefe

chefe irritado

Certa vez, aproveitando uma reunião da qual participaram cerca de 50 gerentes de empresas, eu fiz uma pequena pesquisa. Pedi para que os presentes me dissessem quais eram as cinco principais características do subordinado chato. Para minha surpresa, as variações nas respostas foram mínimas, como se existissem mesmo apenas cinco coisas que irritam os chefes. E eu até pensei em escrever um pequeno manual, cujo título poderia ser "Como chatear o seu chefe".

Então, para quem está a fim de deixar o chefe profundamente irritado hoje, aqui vão cinco dicas:

Primeira: entre na sala sem pedir licença. Apareça de repente na frente do chefe. Se ele levar um susto e derrubar o café, é sinal de que a sua entrada foi perfeita.

Segunda: interrompa o chefe quando ele estiver falando. De preferência, para fazer uma observação que nada adiciona ao assunto, do tipo: "É isso mesmo chefe, concordo inteiramente". Melhor ainda é interromper o chefe quando ele estiver falando ao telefone. Mesmo que o chefe faça aquele sinal de "um momentinho", não pare de falar. E se ele tapar o ouvido, continue a se comunicar por sinais.

Terceira: seu problema é sempre mais urgente, você tem preferência. Não se intimide se a secretária do chefe disser para você voltar depois porque ele está muito ocupado. Chefe tem mais é que estar disponível.

Quarta: nunca vá direto ao assunto. Diga que tem algo urgente para tratar e comece a falar. Cinco minutos depois, quando o chefe estiver interessadíssimo, diga que, na verdade, você tinha vindo falar de outra coisa.

Quinta: se você entendeu tudo o que o chefe pediu, mesmo assim faça perguntas. E no caso de o chefe chegar afobado, suando, com a voz alterada e lhe pedir alguma coisa urgente, pergunte com calma: "Pode ser depois do almoço?"

Você quer ter um chefe irritado? É fácil. Mas, para a sua carreira, não é sábio.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

Esqueceu de mencionar: Quando seu chefe está se dirigindo a você, solicitando alguma coisa, responda apenas balancando a cabeca, sem tirar os olhos do monitor.