2015-08-28

'Sonho em me mudar para o exterior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/08/2015, com um jovem ouvinte que sonha em se mudar para o exterior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sonho em me mudar para o exterior'

vivendo no exterior

"Tenho 19 anos", um ouvinte escreve, "e meu sonho é me mudar para o exterior. Não sou super qualificado nem nada, mas gostaria de arriscar assim mesmo. Isso é possível ou estou me iludindo?"

Ilusão certamente não é, porque o número de brasileiros vivendo, trabalhando ou estudando no exterior já passou de 3 milhões, sendo que a metade deles nos Estados Unidos. Em termos de força de trabalho, esse contingente de expatriados representa mais de 1 em cada 100 brasileiros com idade entre 18 e 40 anos. É um número impressionante, se considerarmos que o Brasil nunca deixou de oferecer empregos a quem quisesse trabalhar.

Infelizmente, não há estatísticas precisas quanto a ocupação profissional dessas pessoas no exterior. Por outro lado, a migração para outras bandas só vem crescendo nas últimas décadas, o que faz supor que, qualquer que seja o tipo de trabalho executado, há cada vez mais gente acreditando que as oportunidades e as condições de vida serão maiores e melhores lá, do que são cá.

Há várias maneiras de você começar essa sua peregrinação, mas a maioria das pessoas que vão embora começa com um contato com algum brasileiro que já esteja por lá. São pessoas que podem dar informações mais seguras sobre as condições de vida em um país, os custos para viver nele, os trabalhos oferecidos, que nem sempre são formais, e a eventual remuneração. Eu sugiro que você comece fazendo isso, porque um contato real lhe será mais valioso do que qualquer estatística.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: