2015-08-12

'Fui escolhida para demitir 20% dos empregados da empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/08/2015, com uma ouvinte que trabalha em recursos humanos e foi a escolhida para demitir 20% dos funcionários da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui escolhida para demitir 20% dos empregados da empresa'

demissões

Uma ouvinte escreve: "Minha empresa está sendo forçada a demitir 20% dos empregados. Só que a direção decidiu que a comunicação aos demitidos deveria ser feita por minha área, recursos humanos, para que houvesse uma uniformidade nas explicações. E eu fui a escolhida para essa terrível tarefa.

Com isso, os chefes diretos dos demitidos se eximiram, afirmando que eles mesmos jamais tomariam a decisão de dispensar alguém. Como a direção da empresa também se trancou em suas salas, sobrou para nós, de recursos humanos. Estamos sendo vistos como profissionais insensíveis e mensageiros do mal.

Um trabalho de relações humanas que levamos anos para implantar na empresa está se esvaindo em dias. Além disso, no meu caso pessoal, colegas de longa data deixaram até de conversar comigo. O que é possível ser feito numa hora assim?"


Vamos lá. Toda calamidade precisa de uma face visível. Pode ser a seleção brasileira ou a situação política e econômica do país. Quando nos referimos a elas, imediatamente surge em nossas mentes um culpado presumível.

O mesmo está acontecendo aí na sua empresa. Você é apenas a portadora da má notícia, mas se transformou na face visível dela. E pior, pelo que você escreveu, a sua empresa não está oferecendo nada aos demitidos para minimizar o sofrimento deles.

O que posso lhe dizer é: cumpra o seu papel com a dignidade possível. E comece a pensar já no que poderá ser feito quando a situação se normalizar, sabendo que a sua área terá um trabalho árduo e custoso para recuperar a confiança geral que está sendo perdida neste momento.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: