2015-08-06

'Devo pedir um aumento nesse momento de crise?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/08/2015, com um ouvinte que quer pedir um aumento neste momento de crise do Brasil.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo pedir um aumento nesse momento de crise?'

aumento de salário

Um ouvinte escreve: "Estou nesta empresa faz quatro anos e nunca recebi um aumento. Sei que mereço um e posso comprovar com dados. Tenho a intenção de abordar o meu chefe, mas estou em dúvida quanto ao momento que passamos. O país está em crise e a nossa empresa não vai mal, mas também não vai bem. Por outro lado, cansei de esperar e se não falar agora, não sei quando poderei falar, porque sei lá quanto tempo essa crise irá durar. O que devo fazer?"

Bom, de fato, pedir um aumento num momento de crise é como querer contar piada para a viúva no velório do marido. Em ambos os casos, a reação será a mesma. Tanto a viúva quanto o seu chefe irão fazer aquela cara de suprema consternação e dizer que aquela não é a melhor hora para esse tipo de assunto.

Por outro lado, você está certo em não esperar até que alguém finalmente decrete que a crise terminou. Até porque nenhuma crise afeta igualmente a todos os setores.

Minha sugestão é que você fale com seu chefe e apresente a ele as suas razões e os seus dados para solicitar um reajuste. E por fim, diga a ele que você entende a situação da empresa e espera em troca que a empresa entenda a sua situação profissional.

Só isso. Não prometa trabalhar mais ou se esforçar mais, porque isso só daria a impressão de que você talvez esteja trabalhando e se esforçando menos do que deveria.

O resultado pode não ser o que você espera de imediato. Mas você passou a bola e abriu o caminho para voltar ao assunto com o chefe. Só isso já é bem melhor do que ficar sofrendo sozinho e calado.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin