2015-11-26

Empresas geralmente preferem dar oportunidades aos que já são da casa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/11/2015, sobre empresas que desenvolvem seus funcionários e aquelas que preferem contratar do mercado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Empresas geralmente preferem dar oportunidades aos que já são da casa

desenvolvimento de funcionários

Escreve um ouvinte: "Por que empresas preferem contratar gerentes de fora em vez de dar oportunidade aos funcionários da casa, com bom potencial?"

Bom, minha experiência me leva a discordar da sua afirmação, com todo o respeito. Empresas, de modo geral, preferem dar oportunidades aos que já são da casa, porque eles não precisarão de um período de ambientação para entender a cultura e se adaptar às manias da empresa.

Empresas que pensam dessa forma geralmente possuem um programa de formação de gestores, que inclui cursos e avaliações periódicas de desempenho, para que funcionários ambiciosos com bom potencial sempre tenham consciência daquilo que ainda esteja lhes faltando para uma promoção.

Mas agora, concordando com você, existem mesmo empresas que optam por outros caminhos. E um é o de não investir no desenvolvimento da equipe e trazer gerentes que já estejam prontos. Você vê isso até em clubes de futebol: há os que revelam jogadores e há os que pagam caro pelos que são formados por outras equipes. Dessa forma, a economia feita na formação é revertida em salários suficientes para atrair interessados de bom nível.

Se a sua empresa não possui nenhum programa para desenvolver talentos internos, ela prefere comprar o passe de bons profissionais em vez de revelá-los.

Isso significa que ou você se desenvolve por sua conta, fazendo os cursos específicos necessários, ou procura uma empresa que invista nos próprios funcionários, ou, de preferência, as duas coisas.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin