2015-11-25

Legislação me obriga a alugar sala comercial e ter um contador - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/11/2015, com um ouvinte que planeja abrir um negócio próprio e quer economizar no endereço comercial e no contador.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Legislação me obriga a alugar sala comercial e ter um contador

contador

Um ouvinte escreve: "Pretendo iniciar um negócio de e-commerce e procurei o Sebrae, que me auxiliou no plano de negócios e me recomendou a abertura de uma EI (Empresa Individual). O problema para isso são os gastos. Pela legislação, preciso alugar uma sala comercial e contratar os serviços de um contador. Não tenho necessidade da sala, já que posso trabalhar em casa. E tenho dúvidas se preciso de um contador, que custa caro. Há alguma maneira de economizar nesses aspectos?"

Bom, no caso da sala, procure um condomínio de escritórios. São prédios que oferecem salas bem pequenas a preços convenientes para quem, como você, só necessita de um endereço comercial para atender à legislação.

No caso do contador, não considere o trabalho dele como um simples gasto, mas como uma consultoria. Além de todo o trabalho de natureza técnica que ele executa, o contador pode lhe dar dicas importantes sobre impostos, taxas e demais detalhes que só quem estudou contabilidade entende, além de ajudá-lo a separar o orçamento da empresa do orçamento doméstico. A falta desses cuidados é a causa da quebra da maioria das empresas informais.

Existem escritórios contábeis com preços acessíveis e você acabará por encontrar um que caiba em sua provisão de despesas. E é bem provável que esse contador lhe consiga um endereço comercial barato para você iniciar o seu negócio podendo se concentrar apenas na operação dele, sem se preocupar com os detalhes que só desviariam o seu foco daquilo que você entende e sabe fazer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: