2015-11-23

'Meu primeiro chefe é grosso e desorganizado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/11/2015, com uma ouvinte que é estagiária e que está se sentindo pressionada, o que é uma ótima experiência de aprendizado no estágio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu primeiro chefe é grosso e desorganizado'

chefe ruim

Uma ouvinte escreve: "Comecei a estagiar faz dois meses. Essa é a minha primeira experiência profissional e não dei muita sorte. Meu superior é grosso e desorganizado, me passa mais trabalho do que consigo fazer e vive me criticando, porque não consigo terminar as tarefas em tempo. Essa situação começou a influir em meus estudos e estou pensando em largar esse estágio e procurar outro, mais civilizado. Só que não sei como explicar isso a outra empresa, em um processo de seleção de estagiários."

Bom, eu lhe diria que você está tendo uma ótima experiência e sugiro que você não a abandone. O que você está passando é o que vai encontrar pelo resto de sua carreira profissional, ou seja, pressão por eficiência.

Outra lição importante é a de que o chefe escolhe o subordinado, mas o subordinado não escolhe o chefe. O que se espera do subordinado é a habilidade para se adaptar ao estilo do chefe.

Vamos então supor duas coisas. A primeira é que você, de fato, entrou em uma empresa que pressiona demais os novatos. Se for isso, as próximas serão mais camaradas e mais civilizadas. E a segunda coisa é que você entrou em uma empresa que espelha o que é a média do mercado. E nesse caso, você está se sentindo pressionada porque nunca foi submetida antes a situações estressantes.

O estágio é um aprendizado. E você está tendo a oportunidade de aprender não só a parte prática do trabalho, como também a parte de relacionamento e superação. Esse é o lado mais chato, mas ele será determinante para o rumo do resto da sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: