2015-11-18

'Desisti de procurar emprego na minha área' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/11/2015, com uma ouvinte que cursou zootecnia, não conseguiu achar um emprego em sua área e desistiu de procurar emprego nela.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Desisti de procurar emprego na minha área'

segunda carreira

Uma ouvinte escreve: "Eu me formei em zootecnia, mas desisti de continuar procurando um emprego nessa área, depois de passar dois anos tentando e descobrir que ela é super concorrida e oferece bem poucas vagas. Hoje trabalho como recepcionista e meus colegas se divertem com os conhecimentos que adquiri na faculdade, como se eu fosse uma enciclopédia de fatos curiosos. Estou meio perdida com relação à minha carreira e não sei qual seria a melhor direção a seguir."

Bom, você certamente já ouviu falar em plano B, que é uma alternativa para o caso de alguma coisa não dar certo com a primeira opção.

Minha sugestão seria a seguinte: considere fazer um curso que pouco ou nada tenha a ver com a sua formação superior, mas que seja algo que você goste de fazer ou que faça bem. Por exemplo, gastronomia ou setores que são menos atingidos por crises, como o setor de beleza e estética, ou o de desenvolvimento de sistemas.

Existem várias instituições que oferecem cursos assim, rápidos e profissionalizantes, sendo que alguns deles são gratuitos.

A sua primeira formação não foi um período desperdiçado de sua vida. Você deve ter tido motivos para optar por ela, mas encontrou um mercado fechado ou retraído.

Entre aceitar uma vaga que não precisa de muito conhecimento específico, como você aceitou, ou explorar um campo diferente e que seja do seu agrado ou competência, a segunda opção é bem melhor.

Há muitas boas histórias de pessoas que só descobriram o seu verdadeiro talento na segunda tentativa. E eu espero que a sua história venha a ser uma delas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: