As esculturas de Paul Kaptein são o representante analógico e material da chamada glitch art. Glitches são aqueles pequenos erros que acontecem em mídias, tanto digitais quanto analógicas. Eles podem ser vistos numa transmissão de vídeo quando, por alguma razão, o vídeo congela e exibe imagens distorcidas e pixeladas (com aqueles quadradinhos), ou então numa fotografia que sofreu algum efeito não previsto e que deixou a imagem bizarra.
Transportando esses erros para suas esculturas, Paul Kaptein cria figuras com linhas distorcidas, com faixas retangulares vazadas, com elementos repetidos e esticados ou com múltiplas exposições. Seja um nadador cujos diversos braços estão em todas as posições de alongamento ao mesmo tempo, seja num monge ou um jovem distorcido lateralmente, seja num rapaz com agasalho encapuzado cuja cabeça se repete em menores dimensões, a curiosa arte de Paul Kaptein mistura os erros típicos do mundo digital com a plasticidade do mundo real.
Vejam as esculturas em madeira que parecem erros digitais de Paul Kaptein:
Imagens via perfil de Paul Kaptein no Behance e em seu site oficial. Dica via Hi-Fructose - The Surreal, Wooden Sculptures of Paul Kaptein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário