2016-09-15

'Há limite de idade para um programa de trainee?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/09/2016, com um ouvinte de mais de 30 anos que acabou uma pós-graduação e pergunta sobre programas de trainees.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Há limite de idade para um programa de trainee?'

programa de trainees

Escreve um ouvinte: "Tenho 32 anos e não vejo futuro na empresa em que estou. Acabo de concluir uma pós-graduação e pergunto se faria sentido eu participar de um programa de trainee em uma empresa de maior porte? Há limite de idade?"

Não, não há. Empresas costumavam estabelecer uma idade máxima, mas a maioria delas deixou de fazer isso para evitar críticas de discriminação.

A questão, porém, está na própria essência dos programas de trainees. O objetivo deles é atrair recém-formados com bom potencial para passar até dois anos adquirindo experiência em diversos setores da empresa, antes de serem definitivamente fixados em uma área.

Lendo tudo isso, uma palavra que não precisa estar escrita para ser entendida é: jovem. Por isso, muito raramente se ouve falar de uma empresa que tenha admitido um trainee com 30 anos.

Mesmo que você encontre uma dessas empresas raras, você precisaria cumprir o mesmo ritual de todos os demais trainees, o que demandaria tempo até que eventualmente você pudesse vir a ser considerado para uma promoção.

No seu caso, faz muito mais sentido que você tente se mudar para outra empresa na mesma função que tem atualmente. E através de seus resultados e de outros atributos, receba a atenção que não recebeu na empresa atual.

Em resumo, é fazer o que você está pensando em fazer, mas como efetivo, e não como trainee.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: