2018-04-20

Como iniciar uma carreira de palestrante - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/04/2018, com uma ouvinte que quer saber como iniciar uma carreira de palestrante.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como iniciar uma carreira de palestrante

mulher palestrante

Uma ouvinte escreve: "Sou gerente de treinamento de uma empresa de porte. Desenvolvo e apresento todo o material em reuniões e convenções da empresa. E sou sempre cumprimentada pela qualidade e conteúdo das minhas apresentações. Mais de uma vez, participantes me sugeriram tentar a carreira de palestrante, algo que me motiva bastante. Pergunto: como começar?"

Há uns dez anos, a minha resposta teria sido diferente do que será hoje. Basicamente, era possível começar de graça, e já não é mais.

Um novo palestrante precisa ganhar visibilidade e para isso, terá que tomar várias providências:

Primeira: ter uma assessoria de divulgação, uma pessoa que se encarregue de enviar textos de sua autoria, a órgãos de mídia, sites e blogues. E de oferecer o seu tempo para entrevistas a respeito.

Segunda: gravar uma série de vídeos com qualidade profissional de som e imagem, para serem acessados no Youtube.

Terceira: criar um site com o tema da sua palestra e atualizá-lo todo dia.

Quarta: ter uma auxiliar ou uma sócia, que se encarregará de fazer contatos e negociações com potenciais clientes.

Eu estimo que tudo isso irá requerer um investimento de uns 10 mil reais, antes mesmo que você faça a sua primeira palestra remunerada.

Esse é um ramo atrativo e que não para de crescer, mas a era dos pioneiros está sendo substituída pelo uso eficaz e massivo de ferramentas digitais.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin