2018-04-25

Ensinar funções a novos funcionários faz parte de cargos administrativos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/04/2018, com um ouvinte que é sempre solicitado a ensinar o trabalho a novos funcionários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Ensinar funções a novos funcionários faz parte de cargos administrativos

ensinando o trabalho

Um ouvinte escreve: "Minha função na empresa requer concentração, porque eu lido com números e com sistemas. Gosto do que faço, só que toda vez que um novo funcionário é contratado para o nosso setor, o meu chefe me manda ensinar o trabalho ao recém-chegado. Isso me toma tempo, desvia o meu foco e, sinceramente, eu não tenho vocação para professor. Pergunto: como posso dizer a meu chefe que não fui contratado para isso?"

Sim, você foi. A não ser que o seu contrato de trabalho especifique o contrário, você foi contratado para desempenhar uma função administrativa. E isso inclui todas as atribuições relacionadas a ela.

Você não poderia, por exemplo, ser solicitado a substituir o porteiro da empresa, ou a prestar favores pessoais ao seu chefe. Porque, aí sim e sem qualquer dúvida, isso não estaria incluído no rol de atribuições para as quais você foi contratado. Mas ensinar um trabalho que você executa e domina, está.

Por outro lado, se há funcionários do seu setor igualmente aptos a fazer isso, e você é que está sendo solicitado a fazer, essa me parece uma clara indicação de que você está sendo valorizado, e não desprestigiado. E você deve estar sendo um bom professor. Caso contrário, o seu chefe já lhe teria tirado essa tarefa.

Você poderia propor a seu chefe um rodízio de orientadores, mas, em meu modo de ver, você está se incomodando com algo que só irá beneficiar a sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin