2018-04-12

Ação trabalhista pode ser empecilho na contratação em uma nova empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/04/2018, com um ouvinte que está tendo dificuldade em achar um novo emprego, e está em dúvida se o problema é a sua idade ou o processo trabalhista que moveu contra a empresa anterior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Ação trabalhista pode ser empecilho na contratação em uma nova empresa

ação trabalhista

Um ouvinte escreve: "Fui gerente comercial de uma empresa durante 20 anos, mas perdi o emprego em uma reestruturação. Movi uma ação trabalhista contra a empresa e comecei a procurar recolocação. Mas já fiz entrevistas em várias empresas de grande porte e não fui contratado por nenhuma. Estou chegando aos 50 anos e fico em dúvida se o problema é a minha idade ou o processo trabalhista."

É um pouco das duas coisas. Começando pela idade, as suas chances de emprego seriam melhores em empresas de porte médio, que apreciam mais a experiência e os resultados em curto prazo. Empresas maiores tendem a contratar gerentes mais jovens que possam desenvolver uma carreira.

Quanto à ação trabalhista, empresas grandes tendem a ser muito mais minuciosas na checagem de antecedentes profissionais dos candidatos a cargos de gestão.

Não estou afirmando que você não deveria ter movido a ação, muito pelo contrário. Acredito que tenha feito isso com consciência de seus direitos e de cabeça fria. Porém, na hora de uma contratação, a existência desse processo é, sim, um empecilho.

Considere também a possibilidade de usar a sua vasta experiência para se tornar um consultor autônomo, e prestar serviços a empresas de menor porte, que não podem arcar com o custo de um gerente fixo, mas que pagariam por serviços pontuais.

A vantagem, nesse caso, é a de que a sua idade funcionará a seu favor. Empregados envelhecem e consultores amadurecem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin