2018-04-18

'Fui demitido para que o parente de um diretor assumisse a minha função' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/04/2018, com um ouvinte que foi demitido do seu último emprego para dar lugar a um parente do diretor e quer saber o que dizer em uma futura entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Fui demitido para que o parente de um diretor assumisse a minha função'

demissão

Um ouvinte escreve: "Fui demitido da empresa em que trabalhava para que o parente de um diretor assumisse a minha função. Não vou entrar no mérito dessa decisão, até porque o referido parente era mais velho do que eu e tinha mais experiência. Mas é claro que fiquei indignado. Agora, estou me candidatando a vagas semelhantes e pergunto se, nas entrevistas, devo abrir o real motivo da minha demissão?"

Você não deve tocar no assunto por iniciativa própria, mas precisa estar preparado para dar uma resposta adequada, caso o selecionador lhe faça a pergunta.

Em entrevistas, é comum que candidatos tenham preocupação com algum fato relativo ao último emprego. E normalmente imaginam que aquela será também a principal preocupação do entrevistador. Mas isso nem sempre ocorre.

Portanto, concentre as suas respostas naquilo que você fez de bom e de útil no desempenho da sua função. E espere para ver se a pergunta sobre a sua saída realmente irá surgir. Caso surja, você pode dizer a verdade, que um diretor colocou um parente dele em seu lugar.

Mas diga isso sem dar a impressão de que você ainda não digeriu a sua indignação. Uma boa resposta seria: "O networking do meu substituto era melhor que o meu e entendo que essas coisas possam acontecer até nas melhores empresas."

Talvez não seja a resposta que você gostaria de dar, e eu também não, mas é a mais profissional.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin