2018-11-01

A diferença entre negociação e imposição para continuar numa empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/11/2018, com um ouvinte que recebeu uma proposta para mudar de emprego e cobrou uma contra-proposta para ficar na empresa atual.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A diferença entre negociação e imposição para continuar numa empresa

demitindo empregado

Escreve um ouvinte: "Trabalhei três anos em uma empresa de porte médio, sem nunca ter tido o devido reconhecimento. Recebi uma proposta de outra empresa e a apresentei a meu chefe, dizendo a ele que eu não sairia se ele cobrisse a oferta.

Depois de falar com o dono, meu chefe me deu o aumento e eu fiquei. Dois meses depois, fui demitido. E meu chefe me disse que eu já não valia o que tinha passado a ganhar. Não entendi nada. Você poderia me explicar?"


Vou tentar. Há uma diferença entre negociação e imposição.

Quando uma empresa percebe que vai perder um empregado que fará falta, como ocorreu no seu caso, é normal que ela ofereça algo para que ele não saia, principalmente se ele não puder ser substituído de imediato, porque o trabalho que ele faz demanda experiência e técnica, o que também pode ter sido o seu caso.

Portanto, a proposta para ficar precisa partir da empresa, que sabe o quanto poderá pagar, sem criar problemas com outros empregados.

Mas você não esperou pela eventual contra-proposta da empresa, e já impôs a sua condição. Empresas, em geral, não gostam disso. E empresas de dono, menos ainda.

Você recebeu o aumento porque não havia outra opção no momento. Mas só ficou até a empresa achar, no mercado, um substituto a preço módico.

Em minha opinião, faltou profissionalismo aos dois lados. A empresa reagiu de modo deprimente, a uma situação que você poderia ter conduzido sem coação.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: