2018-11-12

Na minha empresa, colegas que pareciam seguros em suas funções são demitidos. O que fazer? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/11/2018, com um ouvinte que teve alguns colegas estimados e que foram surpreendidos ao serem demitidos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Na minha empresa, colegas que pareciam seguros em suas funções são demitidos. O que fazer?

colega de trabalho demitido

Um ouvinte escreve: "Talvez minha questão seja sem sentido, mas vou arriscar. Na empresa em que trabalho, ocorrem demissões, como em quase todas as empresas. Às vezes, a explicação pode ser de redução de custos, em função da economia, o que até dá para entender.

Mas outras vezes, um colega que parecia estar seguro na função, é demitido. E eu não sei bem como reagir quando ele vem me dar a notícia de que está indo embora. Isso aconteceu um par de vezes em relação a colegas que eram estimados e foram surpreendidos com a notícia da demissão. Devo tentar entender os motivos, para não correr o risco de ser também apanhado de surpresa?"


Bom, vamos começar pelo sim. Você deve, sim, tentar entender porque aconteceu com alguém, algo ruim, que pode eventualmente acontecer com você. Essa seria uma recomendável medida de prevenção.

Mas dificilmente você descobrirá os reais motivos, conversando com um colega que acaba de ser demitido. A versão dele quase nunca irá bater com a versão de quem tomou a decisão.

O melhor a fazer, se a explicação lhe for dada sem você perguntar, é ouvi-la, sem concordar, nem discordar, e por fim desejar boa sorte ao colega que se vai.

Depois da despedida, você pode repassar mentalmente o que o seu colega fazia para ser estimado, e o que ele pode ter feito para ser demitido. A primeira parte você poderá usar em benefício da sua carreira. E a segunda, ajudará a prevenir que ela possa ser bruscamente interrompida.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: