2018-11-05

Não tenha crise de consciência se tiver que deixar a empresa no meio de um projeto - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/11/2018, com um ouvinte que recebeu uma boa proposta para mudar de emprego, mas está receoso porque sua saída provocaria um problema no projeto atual da sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não tenha crise de consciência se tiver que deixar a empresa no meio de um projeto

projeto empresarial

Escreve um ouvinte: "Faço parte de uma equipe que está tocando, na empresa, um projeto muito importante, que começou faz um ano e deverá estar pronto daqui há quatro meses. Entramos agora na fase mais crítica dele, e eu sou um dos líderes designados.

Acontece que recebi uma ótima proposta para mudar de emprego. E se aceitá-la, sei que criarei problemas para a empresa atual, porque não há um substituto para mim no grupo do projeto, e nem há como preparar alguém em curtíssimo prazo. Estou preocupado, tanto em não deixar meus colegas na mão, quanto em perder uma ótima oportunidade. O que você sugere?"


Vamos inverter as bolas. Quando uma empresa decide dispensar um empregado, ela não irá averiguar se ele está com sérios problemas familiares de finanças, que iriam piorar ainda mais, se ele perdesse o emprego. Ele será demitido porque isso é de interesse da empresa.

No seu caso, você precisa agir com essa mesma coerência e se perguntar: qual é o melhor interesse da sua carreira? Se for o novo emprego oferecido, aceite.

Além disso, para apaziguar a sua consciência, lamento dizer que a sua empresa atual cometeu um erro, que não cabe a você remediar.

Um projeto longo e custoso não pode ter nenhum integrante que não possa ser substituído. Um caso de doença ou um acidente ou uma demissão, são situações que precisam ser previstas no orçamento e na alocação do pessoal necessário.

Portanto, se a sua saída vier a causar algum prejuízo, isso nada tem a ver com o seu caráter. A conta deve ser debitada ao planejamento, que não anteviu a elementar possibilidade de uma baixa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: