2018-11-21

Posso escapar da festa de final de ano na empresa, fora do horário do expediente? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/11/2018, com um ouvinte que deseja não participar da festa de final de ano da sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Posso escapar da festa de final de ano na empresa, fora do horário do expediente?

festa final de ano na empresa

Um ouvinte escreve: "O escritório em que trabalho vai promover uma festa de final de ano, fora do horário de expediente, das seis da tarde às oito da noite. O nosso salão de trabalho será decorado com enfeites e frases criativas, haverá comidas e bebidas, e nossos gestores da alta cúpula irão fazer discursos motivacionais.

Eu sei de tudo isso porque no ano passado, já foi assim. O problema é que não somos convidados a participar, somos meio que intimados.

Eu não gosto de festas e, sinceramente, não gosto de alguns colegas de trabalho. Mas o povo de recursos humanos acredita que essa seja uma excelente oportunidade para que todos possamos nos conhecer melhor, como está escrito na comunicação que recebemos. Pergunto se posso escapar?"


Sim, pode. Uma festa de empresa na própria empresa é um evento profissional. Os empregados teriam que receber horas extras para permanecer duas horas além do expediente. Se isso não vai ocorrer, você pode declinar o convite.

Só que fazer isso não seria muito sábio. A não ser que você tenha algum tipo de trabalho que o torne insubstituível, é melhor aparecer na festa do que ser rotulado como sendo "do contra".

Mas você não precisa ficar o tempo todo. Rode pelo salão, converse com os colegas que você aprecia e com o povo de RH, elogie a festa, beba pouco e saia depois de ter sido notado.

E por fim, vamos convir que nenhuma empresa que patrocina uma festa assim, está sendo mal-intencionada ou aproveitadora.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: