2018-11-07

Considero meu salário injusto. Como conduzir isso com meu gerente? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/11/2018, com uma ouvinte que descobriu que uma colega que tem uma função parecida ganha mais do que ela.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Considero meu salário injusto. Como conduzir isso com meu gerente?

mulher pedindo aumento

Uma ouvinte escreve: "Trabalho há dois anos em uma empresa. Quando fui contratada, a crise estava no auge e aceitei um salário mais baixo do que eu considerava adequado. Há um mês, uma nova funcionária foi admitida, com uma função semelhante à minha. E ela me revelou, em uma conversa casual, quanto ela ganha. E é mais do que eu ganho. Considero isso muito injusto e pergunto: como posso conduzir essa situação com o meu gerente?"

Bom, começando pelo que você não deve fazer, não mencione o salário de sua nova colega como argumento para a empresa lhe conceder um reajuste. O seu gerente não iria gostar disso, porque nenhum chefe gosta.

Uma empresa pode ter várias razões para diferenciar salários dentro de uma mesma faixa. Se você abordar o seu gerente cobrando uma explicação, o mais provável é que ele lhe diga, com o respeito que você merece, que esse é um assunto da empresa, e não seu.

Outro argumento fraco seria você dizer ao gerente que foi contratada por um salário abaixo da sua capacitação, se na época esse ponto não chegou a ser abordado.

O que você pode fazer é conversar com o seu gerente sobre a sua situação, relatar o que você fez e mostrou nesse ano e meio. E perguntar o que ainda lhe falta fazer e mostrar para merecer um reajuste.

Eu concordo com você que muitas coisas não parecem justas em empresas. Mas só isso não é suficiente para respaldar um pedido de aumento. O seu desempenho é que será.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: