2018-11-22

Gosto de me expressar falando e minha chefe, escrevendo. Há algo que eu possa fazer? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/11/2018, com uma ouvinte tem problema em se comunicar com sua chefe, por ela preferir falar e a chefe, escrever.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Gosto de me expressar falando e minha chefe, escrevendo. Há algo que eu possa fazer?

comunicação na empresa

Uma ouvinte escreve: "Eu e minha chefe temos uma barreira de comunicação. Eu gosto de me expressar falando e ela, escrevendo. Quando vou conversar com ela sobre algum assunto, ela me corta rapidinho e me pede para mandar por escrito. Há casos em que escrever toma um tempo enorme e uma simples conversa poderia resolver a questão, mas minha chefe não pensa assim. Há algo que eu possa fazer?"

Sim. Aperfeiçoar a sua habilidade de se comunicar escrevendo. Numa relação entre chefe e subordinado, quem determina o meio de comunicação é o chefe.

Mas eu concordo com você que escrever demais e falar de menos é um entrave. Numa conversa, é normal que surjam pontos que não estavam previstos anteriormente, e são solucionados de imediato. Já quem escreve precisa pensar em inúmeras hipóteses, e isso toma tempo e produtividade.

Pode ser que a sua chefe seja insegura e queira manter registrados todos os assuntos. Ou pode ser que ela faça isso por ser precavida, quando há algo que possa ser mal interpretado se for só falado.

De qualquer modo, eu lhe sugiro aprimorar a sua comunicação escrita com um exercício simples e fácil, que requer pouco tempo e nenhum investimento: pegar textos de parágrafos sobre qualquer assunto e resumi-los em uma frase sucinta e suficiente.

Além desse aprendizado ajudá-la no trabalho atual, se você souber falar bem e escrever bem, é muito provável que o seu futuro profissional seja melhor que o da sua chefe.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: