2018-11-14

Sinais que indicam desinteresse do entrevistador num processo seletivo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/11/2018, com dicas de sinais de que o entrevistador está ficando desinteressado numa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Sinais que indicam desinteresse do entrevistador num processo seletivo

entrevistador emprego desinteressado

Um ouvinte escreve: "Tenho participado de alguns processos seletivos, mas ainda não dei sorte de conseguir um emprego. Meu currículo escolar é bom e, por isso, não deixo de ser chamado para entrevistas.

Mas tenho o hábito que, em princípio, considero positivo, de ser detalhista em minhas respostas. Quando possível, acrescento histórias pessoais para ilustrar o que respondo. Pergunto se entrevistadores veriam isso como um defeito?"


Não, em princípio, eles não veriam. Mas creio que começariam a ver se lhe fosse perguntado, por exemplo, se você tem alguma experiência prévia e você levasse vários minutos para formular uma resposta.

Se, de fato, o que mais estiver travando a sua aprovação for mesmo o seu hábito de esticar respostas, que poderiam ser mais breves, a solução será você entender alguns sinais que os entrevistadores dão aos candidatos.

Interromper uma resposta é o sinal mais óbvio. E duas interrupções já seriam um alerta bastante claro.

Mas há outros sinais. Por exemplo: o entrevistador cruzar os braços ou dar aquela recostada na cadeira, dois gestos que indicam desinteresse. Ou então ele checar mensagens no celular enquanto você fala, ou ele encerrar a entrevista de repente.

O que posso lhe sugerir é limitar cada resposta a três minutos, no máximo. E aguardar que o entrevistador lhe peça para expandir uma ou outra resposta. Quando ele não pedir, é porque você já terá dito o suficiente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: