2018-11-28

Tenho 40 anos, mas sem ensino superior e nunca assumi cargo de chefia. O que fazer? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/11/2018, com um ouvinte que está preocupado com seu futuro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Tenho 40 anos, mas sem ensino superior e nunca assumi cargo de chefia. O que fazer?

futuro profissional

Escreve um ouvinte: "Estou na faixa dos 40 anos, tenho um bom conhecimento técnico e prático, e um emprego que considero mais que aceitável em termos salariais. Mas comecei a me preocupar com duas coisas: não tenho curso superior e nunca tive uma função de chefia.

Se eu perder este emprego, sei que não vou conseguir outro igual, devido à idade, à falta de formação e a meu histórico de eterno subordinado. O que faço? Volto a estudar? Abro um negócio próprio? Não quero acabar dirigindo um táxi."


Bom, primeiro, não descarte dirigir um táxi, porque essa é uma profissão honrosa e de responsabilidade, assim como a sua. Mas vamos por partes.

Sim, você deve voltar a estudar. Considerando-se a sua idade e o tempo que você passou longe da escola, uma opção razoável seria um curso tecnológico à distância, que lhe daria um diploma de nível superior.

Segundo, somente 3 de cada 10 profissionais atingem cargos de chefia na carreira. É mais uma questão de liderança do que de estudo, porque muitos chefes não possuem curso superior, mas têm suficiente conhecimento e ascendência.

E finalmente, o negócio próprio é uma opção, mas não deve ser um salto no escuro. Um curso no Sebrae lhe mostrará o que você precisa saber, antes de se aventurar.

Portanto, sugiro que você comece fazendo três cursos: o superior, o de empreendedor e um de liderança. A soma dos três irá lhe dar uma visão bem mais positiva sobre o seu futuro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: