2018-11-06

A dificuldade para encontrar uma vaga proporcional aos investimentos nos estudos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/11/2018, sobre como estudo e experiência prática devem andar lado a lado desde o início da carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A dificuldade para encontrar uma vaga proporcional aos investimentos nos estudos

trabalhador super qualificado multi tarefa

Vou tentar responder a vários ouvintes, que escreveram para relatar uma situação que parece estar se tornando tristemente comum: a dificuldade para encontrar uma vaga que seja proporcional ao investimento já feito nos estudos.

Essa questão vem preocupando jovens que acumularam graduação, pós-graduação e, não raramente, um mestrado e uma imersão em inglês.

Uma vaga adequada a essa formação seria a de um pesquisador, um cientista, ou um analista de alto nível, com remuneração entre 10 e 20 salários mínimos.

O problema é que aparecem poucas vagas desse padrão. E as que surgem dão preferência a profissionais que tenham experiência. Ou, mais exatamente, a que começou em funções mais elementares e foi agregando novos cursos ao currículo ao mesmo tempo em que adquiria vivência prática.

Caso o jovem com bastante estudo decida aceitar uma vaga de iniciante, como auxiliar, para depois ir galgando posições, a coisa irá emperrar, porque um auxiliar geralmente não precisa mais do que uma faculdade, para dar conta das tarefas.

Quem já estudou bem além disso, acaba sendo preterido por ser super qualificado, um elogio que soa como uma condenação.

Sinto ter que reafirmar que estudos e experiência devem, desde cedo, caminhar lado a lado na iniciativa privada. Para quem já passou desse ponto, uma opção a ser considerada é a do serviço público, que paga bem e não exige nenhuma experiência anterior a quem presta um concurso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: