2018-11-03

Como lidar com a pressão por resultados imediatos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/11/2018, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que foi comprada por uma multinacional e agora está sofrendo com a pressão.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como lidar com a pressão por resultados imediatos

pressão no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Tenho 38 anos de idade, 20 anos de carreira e 8 meses de sofrimento. Tudo ia bem, até que a empresa brasileira em que trabalho há 5 anos, foi comprada por uma multinacional. E aí, tudo mudou.

O ambiente cordial se tornou impessoal, as decisões que eram tomadas em consenso, passaram em ser baseadas em manuais de normas e regras, e a pressão por resultados imediatos é sufocante. Um objetivo difícil, que é superado, passa, de imediato, a ser o mínimo exigido.

Já tentamos dialogar com os gestores sobre os malefícios que essas imposições descabidas podem vir a causar, mas não somos ouvidos. 'Como posso me acostumar e deixar de sofrer?' eu pergunto."


'E por que sofrer?', pergunto, eu. Você descreveu exatamente como multinacionais agressivas funcionam. E eu acrescentaria que elas se tornaram organizações de porte mundial graças a essa agressividade, interna e externa.

Quem entra em uma empresa assim, sem ter tido outra experiência prévia, não sente o que você está sentindo, porque não há com o que comparar.

Como você não mencionou desrespeito, imagino que a pressão seja baseada em cobranças de metas, e não em ofensas e ameaças. Nesse caso, você apenas tomou contato com uma forma de gestão opressiva que não apreciou.

E 8 meses é tempo suficiente para você já ter concluído que não irá mudar a empresa, Portanto, só lhe resta mudar de empresa e encerrar esse breve período de sofrência.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: