2018-11-29

Fui demitido, mas voltei para a empresa três anos depois. Está tudo diferente. O que fazer? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/11/2018, com um ouvinte que voltou a uma empresa que já tinha trabalhado para provar que sua demissão havia sido um erro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Fui demitido, mas voltei para a empresa três anos depois. Está tudo diferente. O que fazer?

ambiente de trabalho rígido

Um ouvinte escreve: "Há três anos, eu saí de uma empresa na qual trabalhei durante cinco anos. Na verdade não saí, fui saído porque minha função foi eliminada num programa de enxugamento. Depois disso, passei por dois empregos, e há três meses, recebi um convite para retornar à minha antiga empresa, numa função semelhante a que eu tinha.

Aceitei na hora, porque saí de lá magoado, e vi meu retorno como uma maneira de comprovar que eu era mais importante, do que quem me demitiu, achava que eu era. Só que encontrei o ambiente diferente, mais rígido, menos tolerante, e a maioria dos que estão agora lá, não estavam quando eu saí, incluindo o chefe que me dispensou. Não sei bem o que fazer."


Bom, eu começaria dizendo que ninguém deve retornar a um antigo emprego para provar alguma coisa. Deve-se retornar se for para uma situação melhor, salarial e profissional. Como isso não ocorreu no seu caso, talvez a sua volta não tenha sido bem pensada, mas nem por isso foi um erro.

A sua percepção sobre o ambiente atual deve-se ao fato de que, tendo passado cinco anos na empresa, você se acostumou com uma série de coisas que haviam se tornado rotineiras. Três anos depois, você entrou em uma nova empresa, com tudo renovado: objetivos, colegas e chefia.

Você só precisa se adaptar a essa situação como se adaptou a anterior, porque a única coisa que terá que provar é que irá conseguir tirar o melhor proveito dessa nova etapa da sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: