2018-11-08

Em uma entrevista de emprego, o que responder sobre qual o meu maior defeito? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/11/2018, sobre o que responder em uma entrevista de emprego quando perguntarem qual é o seu maior defeito.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Em uma entrevista de emprego, o que responder sobre qual o meu maior defeito?

entrevista de emprego

Um ouvinte pergunta: "Numa entrevista, o que devo responder quando me for perguntado qual é o meu maior defeito?"

O que? Ainda há entrevistadores fazendo essa pergunta? Eu pensei que ela tinha sido, há tempos, enterrada nas catacumbas de RH.

Gozado, eu entrevistei um monte de gente durante a minha carreira e nunca perguntei isso. Não porque eu não estivesse interessado em saber se um candidato era preguiçoso, ou tinha pavio curto, ou era preconceituoso.

Eu não perguntava porque uma boa conversa de 20 minutos é suficiente para um entrevistador perceber se está diante de um sociopata ou de uma pessoa de bem, preocupada somente em conseguir um emprego sem ser submetida a perguntas torturantes.

Do outro lado do balcão, supõe-se que a entrevista revelará se um candidato irá se enquadrar no perfil desejado pela empresa, como se pessoas que concorrem a vagas não tivessem nenhuma capacidade de adaptação.

Então, se a pergunta surgir, você pode responder que o seu maior defeito é a gagueira. O entrevistador dirá que você não parece gago. E aí, você diz: "Eu me es-fo-forço.

Se ele não rir, você poderá consertar dizendo: "Desculpe, meu maior defeito é fazer piadas fora de hora, mas prometo parar."

E se nem isso funcionar, seria melhor você ir procurar outra empresa mais inteligente para trabalhar. Ou então responder: "Ah, meu maior defeito é ser perfeccionista." Uma resposta, sem dúvida, à altura da pergunta.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: