2018-11-09

Novos empregados que se adaptam ao ambiente da empresa têm mais oportunidades - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/11/2018, com a sugestão mais importante para quem vai começar num emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Novos empregados que se adaptam ao ambiente da empresa têm mais oportunidades

observando ambiente de trabalho

Uma ouvinte pergunta: "Vou começar em meu primeiro emprego. Você tem sugestões para me dar?"

Eu tenho muitas, mas vou lhe dar só uma, porque se você não der atenção a ela, todas as outras serão inúteis.

Preste muita atenção ao modo como a empresa, em que você vai começar, se comporta. Fazendo isso, você estará observando, na prática, a ação de muitos anos de cultura na moldagem do atual ambiente de trabalho.

Novos empregados que mostram adaptação a esse ambiente terão maiores e mais rápidas oportunidades de carreira, enquanto os refratários à cultura interna ficarão com a impressão de que entraram na empresa errada.

Se estou lhe dando a impressão de que tudo isso será difícil para uma recém-chegada absorver, tranquilize-se, porque será exatamente o contrário: fácil demais.

Alguns exemplos: em que tom as pessoas falam, como elas se dirigem umas as outras, como elas se vestem, quais são as palavras que mais se repetem nas conversas e nos comunicados da direção.

Parece que não, mas cada empresa tem o seu jargão. Há palavras que se ouve a todo instante em uma, e que jamais são usadas por outras.

E há também a questão dos hábitos. Durante o expediente, não faça o que ninguém está fazendo, porque há um motivo para ninguém fazer.

Bom, mas e quanto à sua personalidade e a sua individualidade? Não se preocupe. Você terá tempo e ocasiões para mostrar que é única. Mas ao começar, só precisará mostrar que pode ser mais uma.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: