2008-09-21

Citações de Madame de Stael

Madame de Stael foi "uma escritora francesa, famosa por sua crítica literária, por seus romances e seus ensaios. Madame Stäel nasceu em 22 de abril de 1766 e morreu em 14 de julho de 1817. Seu nome de batismo era Anne Louise Germaine Necker." (Fonte e mais detalhes nesta biografia resumida).

Duas citações dela:

Nós paramos de nos amar se ninguém nos ama.

O desejo do homem é pela mulher, mas o desejo da mulher é pelo desejo do homem.


Acho que ninguém lê (eu pelo menos acabo quase não lendo), mas na barra lateral do blog tem uma seção de citações (quotes) em inglês, do brainyquote, e é de lá que eu peguei essas duas citações. Outras da mesma autora aqui.

Quanto a primeira citação:

Nada mais verdadeiro. E não só se tratando de amor, em praticamente todos os aspectos, nos definimos pelos olhares dos outros. Se o outro não existisse, como saberia eu da minha própria individualidade?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caralho! E eu me dou o direito de comentar a segunda citação: para a maioria das mulheres... na verdade, acho que para todas, isso é mto real.

E eu acredito que as duas citações se completam, afinal, se o outro não nos deseja, não tem como continuar desejando infinitamente. Nós sempre queremos que a recíproca seja verdadeira.