2008-09-10

Previna-se desde já - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para a CBN, do dia 10/09/2008, sobre algumas dúvidas quanto ao futuro da carreira na empresa, e o que fazer para já ir se prevenindo de uma má situação.

Áudio original disponível no site da CBN.

/******************************************************************

Uma consulta que pode interessar aos que estão bem empregados

Uma consulta que poderá interessar a quem está bem empregado. Diz uma ouvinte:

"Estou meio aflita. Nos últimos 10 meses, a empresa em que trabalho vem dispensando, aos poucos, alguns empregados mais antigos. Não é nada que chame a atenção dos funcionários em geral, mas já começou a deixar alguns de nós com a pulga atrás da orelha. É o meu caso.

Tenho 38 anos de idade e 12 de empresa. O boato que corre é que as dispensas estão ocorrendo porque os antigos ganham muito. Não é inteiramente verdade. Eu ganho o suficiente, mas concordo que estou um pouco acima da média do mercado.

Não sei se falo com meu diretor, se me matriculo em algum curso para mostrar que desejo continuar me aperfeiçoando ou se espero os acontecimentos, porque talvez eu esteja fazendo tempestade em copo d'água. O que você sugere?"


Eu já comentei aqui na CBN, que pequenos aumentos anuais de 4 ou 5 por cento, que passam quase despercebidos por quem os recebe, depois de 10 anos, acabam colocando o empregado acima da faixa salarial do mercado. Aí, algumas empresas decidem preservar os profissionais que contribuiram para o sucesso delas, através dos anos.

Mas outras empresas tomam as decisões de olho apenas nos números. E quando vêem que podem admitir alguém ganhando 30% a menos, decidem sem emoções.

Minha sugestão é que você se prepare para ser dispensada. Se essa for de fato a intenção da empresa, como parte de um programa de redução de gastos, fazer cursos ou falar com o diretor não irá mudar nada. Atualize a sua lista de contatos e comece a conversar com pessoas que possam indicar você para futuras vagas. E faça entrevistas, até para empregos que você não deseja, apenas como uma forma de treinamento. Prepare-se também para ganhar um pouco menos no próximo emprego.

Se você for mantida na empresa atual, ótimo. Se não for, o pior é você ser apanhada desprevenida. Portanto previna-se desde já. Você não vai matar a pulga, mas poderá passá-la de trás, para frente da orelha.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: