2008-09-08

Esteja seguro ao indicar alguém para um emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/09/2008, sobre a indicação de amigos para trabalhar na sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN.

É preciso estar seguro para indicar um amigo para uma vaga de emprego

Consulta de um ouvinte que não sabe se indica um amigo para uma vaga. Ele diz:

"Da mesma maneira que mantenho uma lista atualizada de amigos e profissionais que podem me ajudar, eu também faço parte da lista de algumas pessoas. Há 6 meses um amigo precisava de uma indicação, e eu o recomendei para uma vaga na empresa em que trabalho. Ele foi contratado, mas logo mostrou que não estava a altura da função. Conclusão: em menos de 3 meses, ele foi dispensado e sobrou pra mim. Meu gerente me acusou de pensar no interesse do meu amigo e não no interesse da empresa. Pegou muito mal. Agora, tenho outro amigo na mesma situação e há uma vaga aberta em minha empresa. Não sei o que fazer."

Bom, começando pelo fim, seu gerente tem razão. Empresas não contratam funcionários porque eles têm bons amigos, mas porque eles serão bons profissionais. E quando a empresa confia no julgamento de um funcionário, como confiou no seu, boa parte da responsabilidade passa para você. Você tem que estar seguro quanto a indicação.

(Tirinha do blog É triste viver de humor!.)

Todos nós temos amigos que queremos ajudar. Mas no fundo, nós sabemos que alguns deles não são modelos bem acabados de eficiência. Em alguns casos, temos até a certeza de que eles não estão nem aí com o trabalho, porque eles mesmos já confessaram isso, em rodas de amigos.

E aí vem a história do bicho: se não indicamos a pessoa, podemos perder a amizade dela. E se indicamos, podemos perder a confiança da empresa. A única maneira de resolver essa situação é dividindo a responsabilidade por três: indique o amigo para uma entrevista, mas avise quem for entrevistá-lo, para ser bem meticuloso na avaliação. Quanto ao amigo, diga que você fez a sua parte ao indicá-lo, mas que a empresa tem um processo de seleção bastante rigoroso, e por isso, ele precisa se preparar muito bem para a entrevista.

Resumindo, como regra geral, não misture as coisas. Não indique um amigo porque não há alternativa melhor para você. Indique porque será a melhor alternativa para a empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

|Renata_Emy| disse...

Hey moço que anda!
Hehe...
Tem uma chuva de selinhos p/ vc em meu blog!
Passa lah!
Bjs