2008-09-19

Atualizar-se não significa mudar radicalmente a maneira de pensar e agir - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/09/2008, sobre o que significa a atualização profissional.

Áudio original disponível no site da CBN.

/****************************************************************

Atualizar-se não significa mudar radicalmente a maneira de pensar e agir

Uma consulta sobre obsolescência profissional. "Tenho 42 anos e sou formado em Direito, mas construi toda a minha carreira em vendas. Atualmente gerencio uma filial com 45 vendedores. Sempre consegui resultados acima dos objetivos, mas agora, de repente, ao final de uma reunião nacional de vendas, o meu diretor me disse que eu preciso me reciclar para não ficar obsoleto. E ele sugeriu que eu fizesse algum curso. Quais cursos seriam mais apropriados?"

Bom, as opções são inúmeras. Mas antes, vamos tentar entender o que seu diretor quis lhe dizer.

Provavelmente, apesar dos bons resultados, você não fez, nem propôs, nada de novo ou diferente nos últimos anos. E mais provavelmente ainda, nas reuniões de vendas, você costuma repetir sempre os mesmos conceitos, usando sempre as mesmas palavras. Isso levou o seu diretor a desconfiar que seu rendimento poderá declinar se você não se atualizar em tempo.

A vantagem de você fazer, por exemplo, um MBA ou uma pós-graduação, mais do que o conteúdo do curso, será o contato com profissionais de outras empresas, para que você compare o que faz e fala, com o que eles fazem e falam.

Dito isso, permita-me tranquilizá-lo com uma piada que li numa revista chamada "Eu sei tudo", do ano de 1927:

"Arqueólogos ingleses cavaram o seu solo e descobriram fios de cobre. E concluíram que há 500 anos, a Inglaterra já conhecia o telégrafo. Arqueólogos portugueses também cavaram seu solo e não acharam nada. E concluíram que há 500 anos, Portugal já conhecia o telégrafo sem fio."

Esta semana recebi um e-mail com a mesma piada. Os mesmos ingleses e os mesmos portugueses. Só que os fios de cobre foram substituídos por cabos de fibra óptica, e os sem fio, por wireless.

Portanto, reciclar-se não significa mudar radicalmente a sua maneira de pensar e de agir. Você poderá continuar repetindo conceitos já comprovados na prática. Mas de um modo que eles soem modernos e atualizados.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: