2008-09-11

O Nevoeiro

O medo é uma coisa poderosa. Um dos instintos mais básicos e primitivos do ser humano, o medo pode fazer desaparecer toda a racionalidade do ser humano. Bom senso então, se dissolve no ar. O que resta é um desespero (muitas vezes infundado) e a busca por qualquer coisa que devolva um pouco de esperança e conforto. QUALQUER COISA.

E é sobre isso que trata o filme O Nevoeiro (The Mist, no original), filme não tão recente, de 2007, e que chegou somente nesses dias aos nossos cinemas.


Baseado numa história de Stephen King, o filme é dirigido pelo excelente Frank Darabont (dos também excelentes e também baseados em obras de Stephen King, Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre).

Não espere um filme de terror convencional. Tem suspense? Sim. Tem mistério? Sem dúvida. Tem monstros? Sim. Mas eles não são o que mais aterroriza no filme. O homem, a sociedade se desfazendo aos poucos, o medo e o desespero de cada um diante do desconhecido e da falta de perspectiva, isso sim é o verdadeiro horror que o filme traz.

É praticamente uma reflexão sobre a sociedade. Desconstruindo os alicerces dela, vemos como surge uma nova, e por que não, horrenda organização, uma sociedade baseada em medo e ignorância, algo primitivo como devem ter sido os primeiros agrupamentos humanos.


[ABAIXO NÃO É SPOILER, MAS PODE DIMINUIR O IMPACTO DO FILME, LEIA SE QUISER]

Bem, o final de O Nevoeiro é impactante, duro, cruel e resume praticamente toda a mensagem do filme. Genial!

Como é um filme não tão novo, eu achava que ele nem seria lançado nos cinemas daqui, e acabei vendo ele no meu micro (cortesia dos torrents), há alguns meses atrás, depois de ler sobre ele no Filmes do Chico.

E eu nem ia fazer um post sobre ele (se eu não faço um post sobre um filme logo que eu vejo, acabo não fazendo mais), mas fui quase que compelido a fazê-lo, depois que eu vi o caso da menina indiana que se matou por medo do fim do mundo.


O medo muda tudo.

Se quiser ler mais, veja esta outra resenha do filme, feita também pelo Chico.

6 comentários:

CintiaYamane disse...

é... eu assisti no final de semana.. quando me falam em 'stephen king', a primeira coisa que me vem a cabeça é o palhaço.. ó_ò

eu nao sabia que um sonho de liberdade era dele... é akele filme com akele ator, que nao me lembro o nome.. tim robins?? algo assim... que ele vai preso?

Lomyne disse...

Pronto, lá vai você me deixar de novo com vontade de ir no cinema... ai, ai... ódio! me leva?

Andarilho disse...

Claro, só dar um pulinho aqui em Floripa.

"Rafaela Pimentel" disse...

Passei pq axei teu blog no google qnd eu procurava a musik sayonara... (no meu blog tem a explikção do pq)

Adorei seu post sobre o dia do sexo!!

Eh a mesma imagem ki eu usei no meu post desse dia...
mas tiveki cookr sobre o 6/9 nesse ultimo post =]
uahuahsuha

Passa nu meu tah??

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Há um tempo assisti esse filme ... acho que não foi no cinema. De qualquer forma, aquele tipo de final eu já tinha visto em algum outro filme. The Mist é remake? Como não estou animado para procurar vou ficar na dúvida.