2008-09-03

Os 7 Pecados Mortais da América Moderna

Navegando pelo blog da Violet Blue, vejo uma foto do Mark Velasquez no blog dela.

Como achei interessante, fui ver outros trabalhos do fotógrafo, e achei esta série de fotos, intitulada (traduzida, claro): Os 7 Pecados Mortais da América Moderna.

Para cada pecado mortal, uma faceta do cotidiano, seja ela uma doença ou apenas uma característica da sociedade atual. E apesar do título se referir a América (no sentido EUA de ser), podemos dizer que tudo se aplica a sociedade ocidental em geral.

Luxúria - Prostituição
(A mais velha das profissões, atendendo a domicílio na foto.)

Gula - Anorexia Nervosa
pecados mortais modernos (Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. - ABC da Saúde)

Orgulho - Disfunção Sexual
pecados mortais modernos (A Disfunção Sexual é um problema que pode afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicofisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só na pessoa, como também no seu par. - ABC da Saúde)

Preguiça - Agorafobia
pecados mortais modernos (A agorafobia é o comportamento de evitação provocado por lugares ou situações onde escapar seria difícil ou embaraçoso, caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar. Muitas vezes desenvolve também síndrome do pânico, o que deixa o paciente recluso em casa.)

Inveja - Desordem Dismórfica Corporal
pecados mortais modernos (A Desordem Dismórfica Corporal é caracterizada pela obsessão pelo corpo perfeito; a pessoa com tal desordem desenvolve uma imagem mental distorcida do próprio corpo.)

Ira - Abuso Doméstico
pecados mortais modernos (O abuso doméstico, que pode ser tanto físico quanto psicológico, acontece quando um membro da família domina e/ou agride os outros.)

Ganância - Cleptomania
pecados mortais modernos (Cleptomania é o impulso de roubar alguma coisa, mesmo não precisando do objeto roubado. Na maioria das vezes, o valor ou objeto não é relevante para a pessoa, ou seja, ela não rouba por necessidade financeira, mas apenas tem o ímpeto do ato de roubo.)

Fotos vistas nesta galeria.

2 comentários:

Felipe Ferraz disse...

Ótima sacada do fotógrafo.

Só acho que se for contar de verdade, o número de pecados mortais da sociedade moderna seria o infinito.

Abraços

CintiaYamane disse...

quem tem compulsão alimentar, está então cometendo constantemente o pecado da gula?
ixe.. ja tenho passagem vip pro inferno... ó_ò