2008-09-18

O que fazer nesses tempos de crise financeira - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld, para a rádio CBN, do dia 18/09/2008, sobre o que fazer nestes momentos de crise financeira.

Áudio original disponível no site da CBN.

/*****************************************************************************

É hora de colocar o pé no freio e preservar o capital

Meus amigos, infelizmente meus pressentimentos mais negativos estão se confirmando. A crise bancária nos Estados Unidos e na Europa é gravíssima.


Ontem a ficha caiu na mente de milhares de investidores espalhados pelo globo. A festa acabou e temos uma conta a pagar. O Brasil começa a pagar parte dessa conta. Infelizmente chegamos tarde na festa, estávamos começando a ficar eufóricos, quando outros participantes da festa não suportaram a farra. Vamos à prática.

Primeiro: está na hora de preserver o seu capital. Não faça apostas em ações neste momento. Elas devem continuar com forte tendência de baixa.

Segundo: se você está comprando um imóvel, só conclua o negócio se tiver certeza de que você está comprando barato. E de que você tem reais condições de pagar a dívida.

Terceiro: prefira estacionar o seu capital em CDB pós-fixado de bancos de primeira linha, e em tesouro direto de curto prazo. Pequenas quantias devem buscar a caderneta de poupança.

Quarto: quem tem compromissos em moeda estrangeira, deve fechar o câmbio o quanto antes e se livrar do risco cambial.


Pequenos e médios empresários devem colocar o pé no freio, pelo menos nos primeiros dias. Está na hora de cortar o que não é essencial e adiar aquilo que pode ser feito depois. Está na hora de fazer caixa.

Se você tem disponível uma linha de crédito com os juros baixos, aproveite pra tomá-la. Aposto que os bancos vão ter que fechar as torneiras do crédito aqui no Brasil, imediatamente. Isso significa que os empréstimos ficarão mais difíceis e mais caros.

Não será o fim do mundo, nem teremos uma crise nas proporções de 1929, mas vamos sofrer muito nos próximos meses. Diante desse quadro de tanta ansiedade, procure fazer coisas que diminuam o seu stress. E lembre-se de que nada é mais importante do que a sua saúde e a boa convivência com a sua família. Aceite perder os anéis pra não perder os dedos. O importante é ficar vivo.

Boa Sorte!

Mauro Halfeld, para CBN.


Nenhum comentário: