2008-09-26

Credibilidade na carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/09/2008, sobre credibilidade e os pilares que a sustentam.

Áudio original disponível no site da CBN.

/*********************************************************************

Em vez de um conselho, ofereço uma palavra: credibilidade

"Estou começando a minha carreira", diz uma jovem ouvinte de 18 anos, "e gostaria de ouvir um conselho seu, que eu pudesse usar em todos os momentos da minha vida profissional".

Vamos simplificar mais ainda. Em vez de um conselho, vou lhe oferecer uma palavra: credibilidade. O grau de sucesso de um profissional liberal ou de um empregado do setor privado, depende diretamente de quanto as pessoas acreditam nele. As carreiras empacam no exato ponto em que colegas ou superiores perdem essa confiança.

Mas é importante a nossa ouvinte não confundir credibilidade apenas com sinceridade. Ser sincero é um dos pilares que sustentam a credibilidade, mas não é o único. Há outros dois.


O segundo é o conhecimento. É preciso que você demonstre que possui plenas condições técnicas para fazer o seu trabalho. E isso significa nunca deixar de estudar, de aprender, de se atualizar e se aperfeiçoar.

E o terceiro pilar é a execução. O profissional adquire credibilidade ao fazer mais do que se espera dele, em termos de tempo e de objetivos. Essa capacidade de executar bem é que faz a fama de profissionais que dão a impressão de serem capazes de resolver qualquer problema que lhes for passado, e sem necessidade de cobranças superiores durante o processo.

Finalmente, é bom que a nossa ouvinte tenha em mente que ser uma profissional com credibilidade não significa que todo mundo irá concordar com ela, o tempo todo. E no início da carreira, poucas pessoas estarão dispostas sequer a escutá-la. Por isso, e para começar a merecer a confiança geral, ela deve prestar muita atenção ao terceiro pilar: o da execução.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: