2008-09-01

A despedida de colegas da empresa - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/09/2008, sobre mensagens de despedida e como manter as portas abertas da sua ex-empresa.

Áudio original disponível no site da CBN.

A despedida de colegas da empresa

Uma consulta tecnológica. Diz uma graciosa ouvinte: "Trabalhei por quase 3 anos em uma empresa, e decidi sair por ter recebido uma proposta melhor. Gostaria de mandar um e-mail com uma mensagem de despedida a todos os meus colegas, mesmo aqueles com os quais convivi pouco, por falta de oportunidade para conhecê-los melhor. O importante para mim é deixar as portas abertas. O que devo escrever nesta mensagem?"

A pergunta é: por que? Por que você escreveria uma mensagem geral, dizendo exatamente a mesma coisa, para trocentas pessoas? O efeito dela, provavelmente, seria o mesmo de um spam, aquela coleção de curiosidades que pipoca diariamente em nosso correio eletrônico. E que lemos, achamos interessante, deletamos e esquecemos.


Ao escrever uma mensagem exatamente igual para todos os companheiros de trabalho, você estaria dizendo para aqueles que de fato apreciam você, como pessoa e como profissional, e que gostariam de continuar se comunicando com você, que você os considera iguais a todo mundo. O efeito mais provável será o contrário do que você imagina. Você perderá simpatias, ao invés de ganhá-las. E até me arrisco a dizer que uma mensagem coletiva passará mais uma impressão de megalomania do que de amizade.

Em vez disso, converse pessoalmente com aquela meia dúzia de colegas com os quais você deseja manter contato, permanente e duradouro. Ou porque essas pessoas fizeram por merecer seu carinho e sua gratidão, ou porque elas poderão ser importantes para o seu futuro profissional. Feito isso, esse pequeno grupo se encarregará, por conta própria, de espalhar que a empresa perdeu uma ótima funcionária.

E quanto a deixar as portas abertas, uma mensagem final não irá ajudar muito. As portas de uma empresa ficam abertas ou fechadas não pelo que pessoa que está indo embora diz ou escreve na despedida, mas por tudo o que ela demonstrou durante os anos de convivência.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Perdido disse...

Pior é lá na minha "empresa", o pessoal manda e-mail coletivo simplesmente marcando tudo, ae recebo 3 vezes a mesma mensagem (por causa das listas de distribuiação).

E olha que eu apago sem ler...

CintiaYamane disse...

o dia que eu sair de onde trabalho, vou dar um foda-se pra todo mundo

Andarilho disse...

Huahuahuhau

Lomyne disse...

É bem verdade... se deixei as portas abertas onde trabalhei por anos eu não sei, mas tenho certeza q ainda tenho amigos por lá... Que eu saiba, são esses q abrem as portas depois, né?

Andarilho disse...

É isso aí.