2009-03-22

Filme: Gran Torino

Estou ficando cansado de ficar escrevendo sobre filmes, mas se vi, comento. E o primeiro do domingo foi Gran Torino, de Clint Eastwood, que além de estrear o filme, também dirige.

gran torino poster
Clint é Walt Kowalski, um velho veterano da guerra da Coreia, que acaba de perder a esposa. Seu relacionamento com os filhos e netos é pífio, e essa sua família mais traz desgosto para Walt, do que qualquer outra coisa. Uma das primeiras cenas do filme, logo no velório da mulher de Walt, mostra isso de forma magistral. Aliás, essa é uma das melhores cenas do filme, a câmera alternando entre focar o rosto de Eastwood e mostrar a atitude dos netos, ficou simplesmente genial, além de mostrar, em poucos segundos, boa parte do que é o personagem de Eastwood no começo do filme.

Personagem este que começa a mudar depois de salvar a vida do garoto vizinho, de um ataque de uma gangue. Detalhe 1: esses vizinhos, assim como a maioria agora no bairro dele, são Hmong (mas Clint os trata "carinhosamente" por chinas e outros nomes do gênero), um dos muitos povos asiáticos que existem. E Kowalski não é exatamente um asian-friendly (lembrem-se que ele lutou na Coreia). Detalhe 2: esse mesmo vizinho é perseguido pela gang porque falhou ao tentar roubar o carro de Eastwood, um Ford Gran Torino, que dá o nome ao filme.

O filme é basicamente Clint Eastwood. Simples assim. As mudanças do seu personagem o preparam para a redenção, e esse processo é a história do filme. Os seus vizinhos são parte do gatilho que inicia esse processo (mas não o único motivo), e nesse caminho, podemos ver o surgimento da relação entre Walt e o seu vizinho, uma relação de mestre/aprendiz que substitui as relações familiares praticamente inexistentes de Walt.

gran torino clint eastwood
Pra quem é ainda fã de Eastwood, principalmente dos velhos tempos, é muito bom ver novamente a carranca e o revólver em punho. Mas hoje em dia, a mão não tem a mesma firmeza ao segurar a arma, os motivos são outros e ele não fala "Come on, make my day". (Mesmo assim, tem uma frase que deve entrar pra lista de melhores, que está logo no início do trailer.)

Em suma, o filme é muito bom e Eastwood brilha nele. Mas não se deixe enganar, não é um filme de ação ou de conflitos éticos, mas de redenção. Que Eastwood entrega a seus espectadores de maneira sensível, inteligente e sem pieguice.

Trailer de Gran Torino:



Para saber mais: crítica do Omelete.

2 comentários:

Ana P. disse...

Fui no Noitão pra tentar assistir a pré-estreia deste filme e não consegui. Fiquei decepcionada.

Quero mto mesmo assistir esse filme. Pergunto: tu passou o domingo no cinema, ou é impressão minha???

Andarilho disse...

Sábado: 3 filmes no cinema.
Domingo: 2 filmes no cinema, mais um via torrents.

Huahuahuah