
Antes de mais nada, um aviso: se você ainda não viu o filme e pretende assisti-lo, não leia o resto deste post, não leia nenhuma resenha do filme e se possível, não veja o trailer. Acredite em mim, é melhor assim (rimou!).
Ganhador de 8 Oscars, na minha opinião bem merecidos, Quem Quer Ser Um Milionário? se passa na Índia. Não a da novela, mas uma Índia pobre e miserável, que nada deve às nossas 'belas e pitorescas' favelas. Nesse cenário, encontramos Jamal Malik, um jovem que está prestes a ganhar uma fortuna num programa de TV, em que basta acertar a resposta para perguntas sobre assuntos aleatórios, um Show do Milhão (ainda lembram do seu Silvio?) indiano.

O problema é que Jamal está longe de ter tido qualquer tipo de instrução mais formal na vida. Então, como é que ele chegou até onde está, a apenas uma pergunta do prêmio máximo? A resposta você verá no filme, mas eu antecipo um pouco ela, sem dar spoilers, claro. A resposta é a própria vida de Jamal.

O filme é uma fábula. Não se deixem enganar, por trás das imagens de pobreza (que muitos dizem lembrar Cidade de Deus, mas eu não achei) e de uma superficial crítica social, se esconde uma verdadeira fábula, um pequeno conto de fadas sem elementos fantásticos, a não ser a própria história.
Posso dizer que há muito tempo não assistia um filme como Quem Quer Ser Um Milionário?. Ao terminar a sessão, eu fiquei até acabarem os créditos, não por esperar alguma imagem final, mas para recuperar a respiração. Porque o final do filme me deixou sem ar. Realmente emocionado.

E claro, fui embora pra casa carregando dentro de mim um sorriso enorme, por ter assistido o filme. (Coisa rara eu sair sorrindo do cinema, quando isso acontece, é porque o filme é EXCELENTE!)

E se o Érico Borgo do Omelete teve vontade de bater palmas na sala do cinema para O Lutador, mas se conteve, eu fiz o mesmo em relação a Slumdog Millionaire (eu prefiro o título original). Mas aqui no blog, eu bato palmas e de pé!
Trailer do filme (aconselho a não assistir o trailer se ainda não viu o filme, mas a decisão e sua!):
3 comentários:
Eu AMEEEEEEEIIIIIIII o filme.
E não saberia dizer de forma melhor do que a que você escolheu.
Foda. Já pensou em ser crítico, colega? Tipo, eu gosto das suas resenhas, tá...
Ah, o meu sonho era ser crítico de cinema, passar o dia inteiro vendo filmes e falar que tava trabalhando, hauhauauha.
O filme é legalzinho.
Aquela última pergunta foi muito "destino" pra mim ¬¬'
Postar um comentário