2009-08-05

Celebração da gravidez com fotos nuas

Uma nova moda vem tomando conta das mulheres grávidas no Japão: tirar fotos nuas. Sim, fotos de nudez, mas nada de amadorismo. As fotos são tiradas em estúdios, e formam um book fotográfico.

mulheres grávidas fotos nuas no japão (Uma mulher grávida posa em sessão de fotos no estúdio Ixchel, especializado em fotos de maternidade.)

Cada vez mais, as mulheres japonesas têm tido apenas um filho, muitas vezes numa idade um pouco mais avançada (especialmente devido ao trabalho). E uma forma dessas mulheres eternizarem o momento em que vivem, a experiência única em seus corpos e mente, é através de fotos.

mulheres grávidas fotos nuas no japão (Um empregado passa óleo de massagem na barriga da cliente grávida, antes das fotos.)

Vejam por exemplo o depoimento de Kumiko Yoda, 40 anos, que teve um filho em julho:
"Eu estava tão feliz durante minha gravidez. Este momento nunca vai voltar pra mim, e essas fotos são pra minha própria satisfação. Toda vez que eu vejo essas fotos, eu me lembro como eu parecia, e como eu estava feliz quando grávida."

Kumiko Yoda tomou coragem pra tirar as fotos depois que uma amiga mostrou suas fotos nuas tiradas durante a gravidez, a ela. Feitas num estúdio fotográfico especializado em grávidas, o estúdio Ixchel em Tóquio, as fotos inicialmente mostravam apenas a barriga dela. Mas conforme a equipe do estúdio ajudava a relaxá-la, Kumiko tomou coragem e posou nua para a câmera. O resultado, as imagems em preto-e-branco, estão dispostas na casa dela.


Essa moda, que vinha crescendo há alguns anos, estourou quando a cantora Jpop Hitomi posou nua grávida, junto com o lançamento do seu novo álbum.

Diz Natsuko Takada, uma das proprietárias do estúdio Ixchel: "Antes deste boom, as mulheres não sabiam onde ir pra tirar fotos como essas, mesmo que elas quisessem. Mas por causa da atenção da mídia agora, elas conseguem facilmente achar o nosso estúdio. Quando abri o estúdio para fotos de maternidade ano passado, tínhamos menos que 10 clientes por mês, mas só mês passado tivemos mais de 70."

mulheres grávidas fotos nuas no japão

As futuras mamães pagam no estúdio Ixchel, cerca de 660 reais (35 mil ienes) por uma sessão de fotos, que duram cerca de 2 horas.

Adaptado da reportagem da Reuters: Japanese women celebrate pregnancy with maternity nudes, por Kim Kyung-Hoon.

3 comentários:

Ju ♥ disse...

eu acho lindo mulher grávida e fotos e books, só não gosto da banalização da gravidez, como se vê muito por aí.
bjs

CintiaYamane disse...

ixe.. uma vez uma professorinha aqui resolveu fazer um ensaio quando ela tava gravida... dae fez questão de mandar as fotos pra pormos no mural da frente... ficou estranho...

ela tava pelada so com uns lenços meio transparente, com batom vermelho, ficou meio vulgar... parecia um ensaio sensual.. nao sei.. ficou eskisito >_<

Ana P. disse...

Eu acho lindo foto de mulher grávida. No livro da Cristiana Guerra [do blog "Para Francisco,"] tem umas fotos dela grávida, acho lindo.

Claro, sem a banalização e a sexualização, pq né, fica vulgar e nada agradável, pelo menos pra mim. Mas se a mulher e o homem dela fica feliz, quem sou eu pra criticar?