2009-08-27

Aproveite para conseguir o máximo que puder enquanto você está podendo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/08/2009, sobre a história que deixamos nas empresas: apenas uma vaga lembrança em alguns colegas. Uma dura, mas importante lição para a vida profissional.

E isso me lembra esse outro comentário: Amigos profissionais são necessários, mas os verdadeiros são indispensáveis

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aproveite para conseguir o máximo que puder enquanto você está podendo

balão pensamento
Um relato que vale a pena ouvir, feito por um ouvinte que está com 42 anos. Ele diz: "A convite de um amigo e antigo colega, fui visitar uma empresa em que trabalhei por 14 anos, sendo que nos últimos 3 anos, ocupei a posição de diretor comercial. Deixei essa empresa faz 8 anos. E agora, eu esperava no mínimo, ser reconhecido pelos atuais funcionários. Enganei-me completamente.

Apenas algumas poucas pessoas que conviveram comigo, me cumprimentaram de passagem. A maioria não sabia quem eu era, nem mostrou qualquer interesse em saber. Cheguei a ser apresentado a um jovem gerente, como alguém que havia feito a empresa crescer tanto durante a minha gestão como diretor, que provavelmente uns 30% dos atuais funcionários deviam o emprego a mim, incluindo ele. O jovem gerente balbuciou 'prazer' e se desculpou por não poder ficar conversando, porque estava muito ocupado.

Dediquei a essa empresa 35 mil horas da minha vida. Mas agora, levei só meia hora para perceber que sou um total estranho, como se o passado não tivesse existido. Estou bem empregado e não preciso de nada da minha ex-empresa, mas a decepção foi grande demais."


Muito bem. Quem tiver a oportunidade de visitar o site de uma empresa e clicar no quadrinho "Nossa História", descobrirá que as pessoas mencionadas como construtoras dessa história, são os fundadores da empresa. Qualquer profissional que tenha um dia ocupado um cargo, mesmo um cargo visível e importante, e que não esteja mais na empresa, teve o seu nome apagado dos seus anais históricos.

Quando a área de RH diz que o funcionário é nosso ativo mais importante, isso é verdade. Mas apenas enquanto o funcionário estiver ativo na empresa. Mesmo um diretor só tem valor e é reconhecido, enquanto a sua contribuição durar.

Ao contrário dos esportes e das artes, cujas atuações individuais podem ser preservadas em vídeos e filmes, funcionários dependem apenas da memória, própria ou alheia, para serem lembrados. Só que as memórias alheias estarão mais ocupadas em construir as suas próprias histórias.

Essa amnésia coletiva pode ser frustrante, mas leva a uma pequena e crucial lição sobre a vida profissional: aproveite para conseguir o máximo que você puder, enquanto você está podendo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: